domingo, 19 de julho de 2015

OSTEOPOROSE: PORQUE ATINGE MAIS AS MULHERES?

OSTEOPOROSE

CAUSAS
SINTOMAS
TRATAMENTOS
Vamos abordar com uma linguagem simples e objetiva, para que você aprenda e saiba se cuidar.

Pois bem, porque isso acontece?

Veja a Seguir:


Quem amadurece mais cedo? o Menino ou a Menina?

Sabemos que é a menina! O que ocorre, é que aos doze anos de idade em média, a menina começa a virar adolescente. Isso é, pode ocorrer mais cedo ou mais tarde.

Observe o que acontece com o corpo dela, aos doze anos, os ovários começam a produzir um hormônio chamado progesterona, estrogênios que são responsáveis pela transformação menina - mulher. Ocorrem, também, os aparecimentos de pelos, crescimentos dos seios, descamação do ovário (ocorrendo a menstruação) se a menina estiver ovulando e tiver um contato sexual desprotegida, provavelmente irá engravidar.
Há, também, o alargamento de quadril, por dois anos há uma produção maior de progesterona, depois volta a produzir em quantidade menor de hormônios até certa época da sua vida.
Já no menino, ocorre um pouco diferente, pois a transformação para a adolescência acontece um pouco mais tardio, aproximadamente, aos quatorze anos é que ocorre a produção dos hormônios. No menino chamamos de testosterona e tem uma produção em larga escala por quatro anos.
devido a isso o menino tem peso e altura mais avantajados do que a menina. E olha o que ocorre! Aparecimento de pêlos, transformação na voz Menino - Homem. E por que falarmos sobre isso?
Para entender porque OSTEOPOROSE ocorre mais nas mulheres. É justamente por causa de uma das funções desses hormônios, que é a de proteger os ossos contra uma descalcificação, quando a mulher entra na menopausa os ovários deixam de produzir os referidos hormônios. 

OLHA O QUE OCORRE:

Assim, a mulher já não absorve o cálcio na quantidade necessária.
O corpo começa a descalcificar os ossos porque depois da menopausa já não existe a produção dos hormônios pelo ovário, ficando assim desprotegido.
Já no homem a testosterona é produzido até os setenta anos de idade, assim o homem não está desprotegido.
Viu como é fácil entender?
Depois da menopausa os ovários das mulheres não produzem mais esse hormônio chamado progesterona que possui como uma das funções, além da transformação menina mulher, é proteger os ossos contra uma descalcificação.

O homem, por sua vez, está protegido até os 70 anos porque produz a testosterona que além de ser responsável pela transformação menino-homem protege os ossos contra uma descalcificação. 

O que temos que fazer para prevenir?

Principalmente nas mulheres, é importante a ingestão de alimentos ricos em cálcio, suprindo a necessidade diária. Fazer uma reposição hormonal, ou seja, repor aquilo que seu corpo já não produz, Fazer essa reposição artificial, evidentemente, que com cuidados médicos. Se expor ao sol somente nos horários convenientes, pois o sol é a nossa fonte natural de Infravermelho Longo que em contato com a pele sintetiza no nosso corpo a vitamina D, aquele cálcio que seria excretado com a ajuda do Infravermelho, será absolvido pelo nosso organismo calcificando os ossos.
Hoje, não podemos nos expor ao sol em qualquer horário porque o homem agrediu a natureza e, consequentemente, criou um buraco na camada de ozônio, passando os raios de Ultravioleta que são prejudiciais ao nosso organismo podendo provocar até um câncer de pele, sendo assim teremos que nos expor ao sol no início da manhã ou no final da tarde.
Aconselho que siga essas orientações a partir de hoje!!!

Com disciplina e determinação diante do conhecimento adquirido você conseguirá realizar seus sonhos com saúde! (Sérgio Vieira)