sábado, 18 de julho de 2015

TECNOLOGIA: e-SIM: Apple e Samsung se unem para dar fim ao chip de operadora

Previsto para 2016, e-SIM pode por fim ao chip de operadora e também aos aparelhos com mais de um SIM card, dando às fabricantes a possibilidade de criar celulares ainda mais finos.

Uma boa notícia do Financial Times: Apple e Samsung estão trabalhando em conjunto para colocar fim à vida do chip de operadora, também conhecido como SIM card e que hoje possui uma variedade de tamanhos desnecessárias. 
Sabe aquela história de ter que comprar ou, pior cortar, um chip para colocar no novo aparelho? É isso que as empresas querem resolver. 
Devido à rápida evolução do mercado de celulares e às promoções de operadoras, muitas pessoas acabam trocando de celular anualmente ou a cada dois anos. A alegria de comprar um celular novo, porém, pode virar tristeza ao se perceber que o chip da operadora não cabe no smartphone adquirido.
Isso ocorre porque há atualmente três padrões de chip de operadora: Mini-SIM (mais conhecido como SIM), Micro-SIM e Nano-SIM. Na migração do chip SIM para o Micro-SIM é até possível cortar o chip e fazê-lo caber no novo aparelho, mas esse processo é perigoso e pode danificar o chip. Por isso, quem compra um celular novo com padrão de chip diferente acaba tendo que solicitar um novo chip para sua operadora.
Para antecipar esse tipo de problema é útil saber o tipo de chip usado em celulares atualmente no mercado. Abaixo, o iG detalha os tipos de chip e mostra em quais aparelhos eles estão.
Mini-SIM (mais conhecido como SIM)
É o maior chip usado atualmente e está em todos os celulares básicos (feature phones) e também na maioria dos smartphones. O chip SIM está ainda em todos os celulares com dois ou mais chips. 
Entre os smartphones que usam chips SIM estão:
- iPhone 3G, 3GS
- Todos da linha LG Optimus L e L II, Optimus 4X HD
- Xperia E Dual, Xperia Go
- Galaxy Note, Gran Duos, S, S II, S III Mini, Ace, Ace 2, Y, Pocket Plus, Ch@t, Beam
- Motorola Razr D1, D3, Defy, Defy Mini, Milestone 3
- Todos da linha Nokia Asha
- Todos da linha Positivo Ypy
Micro-SIM
O Micro-SIM é o chip de tamanho intermediário. O iPhone 4 foi o primeiro aparelho a usar esse chip, que vem se tornando mais comum em smartphones intermediários e avançados. Entre os aparelhos que usam o chip Micro-SIM estão:
- iPhone 4 e 4S
- Todos da linha Nokia Lumia
- Galaxy Note II, S III, S4, Ativ S, Express
- Razr, Razr HD, Razr Maxx, Razr i 
- LG Optimus G, Optimus Vu, Nexus 4
- Sony Xperia P, Xperia L, Xperia ZQ
NanoSIM
É o menor chip atualmente no mercado e está atualmente nos seguintes aparelhos:
- iPhone 5, 5C e 5S
- Galaxy Note III
De acordo com a matéria, o novo padrão em desenvolvimento pela Apple e pela Samsung em parceria com algumas operadoras vem sendo chamado de e-SIM, uma vez que será embutido no aparelho. A ideia é que no futuro, via sistema operacional, o usuário registre o seu número de telefone no smartphone sem a necessidade de inserir um chip da operadora correspondente. Ou seja, todo o processo seja eletrônico e via software. Esse novo sistema permitirá que o usuário mude de operadora de uma forma mais fácil, possivelmente colocando fim, a longo prazo, ao aparelhos com mais de um chip.