Header Ads

Meio Ambiente: Japaratuba vence mais uma batalha!

RIO ARATICUM
Usina Campo Lindo terá que recompor vegetação ciliar!
Em meio a tantas decepções na área ambiental, temos um otimo motivo para comemorar! O MP de Japaratuba determinou que a Usina Campo Lindo recomponha a mata ciliar devastada na área do Rio Araticum, afluente do Rio Japaratuba, localizado no Pov. Mundo Novo, a 10°27'29.415" S e 36°53'40.642" W.
A determinação do MP ocorreu nesta quarta-feira, 12/08/2015, em reunião realizada no Fórum de Japaratuba. De acordo com a decisão do promotor de justiça,  Dr. Etélio de Carvalho Prado Jr,  a Campo Lindo, terá que apresentar à Secretaria do Meio Ambiente de Japaratuba, num prazo de 10 dias, projeto de reflorestamento e recuperação da área degradada do Rio Araticum, respeitando os 15 metros de vegetação nativa estabelecida pela Lei 12.651/12 - Codigo Florestal Brasileiro, que preconiza a obrigatoriedade de manter vegetação nativa em área de APP,  um mínimo de 30 metros dos cursos d'água de menos de 10 m de largura, sendo 15m de cada uma das margens.
A decisão do MP deixou os  ambientalistas felizes... "Essa decisão acendende uma luz no fundo do túnel na busca pelo desenvolvimento sustentável e dar a nós ambientalistas que defendemos o meio ambiente e o desenvolvimento sustentavel, a garantia de que quando as ações são sérias, bem elaboradas, articuladas e fundamentadas, trazem resultados satisfatórios", afirmou a secretária do Meio Ambiente, Luíza Omena.
A posição assumida pelo MP aconteceu devido a provocação da SEMARHJ, que após realizar visita técnica ao local, no dia 24/11/2014, sob a coordenação do professor e geógrafo, José Joaquim, que escreveu artigo intitulado "O Rio Araticum pode secar" onde fez um apelo aos órgãos ambientais competentes e do MP, exigindo a adoção de medidas urgentes, visando a preservação do patrimônio natural e a recomposição e revitalização da área degradada.
Consideramos importantissima essa postura do MP em defesa do meio ambiente. Decisão como essa enche de esperança os ambientalistas que labutam incansavelmente em defesa de um meio ambiente sustentável e equilibrado.
Equipe da Sec do Meio Ambiente:
Profa. Dra. Luiza Omena - Secretária
Prof. José Joaquim - Técnico
Prof. Jussuér Prado - Técnico

"Preservar a Natureza, é tão importante quanto amar o próximo" (Sérgio Vieira)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.