Header Ads

PRIMEIRO APRENDA, DEPOIS ENSINE

Reflexão do Dia:               

"O tolo não se interessa em aprender, mas só em dar as suas opiniões". (Pv 18:2)

"Eu acho" era o começo mais comum de todas as frases de Marcelo. Ele se intrometia nas conversas, emitindo opiniões não solicitadas. Criticava o que outra pessoa fazia, mesmo quando não entendia do assunto que estava sendo tratado.

O rapaz não era humilde e nunca estava disposto a aprender, pois era mais fácil falar suas tolices que estudar para ter um algum conhecimento. Política, informática, mecânica, aeromodelismo, horticultura, construção... Não havia assunto que ele não ousasse dizer que sabia algo a respeito. Em geral, estava totalmente equivocado naquilo que falava.

No início, as pessoas lhe davam certa atenção, pois ele tinha um tom de voz que impressionava e seu jeito de falar era cativante. Além disso, ele se expressava com tanta convicção que enganava os mais desavisados. Entretanto, quando se observava por um pouco mais de tempo, notava-se que suas ideias eram superficiais e seus conceitos estavam errados.

Você costuma falar a respeito daquilo que não conhece? Emite opiniões em assuntos que não domina? Gosta de ensinar antes de aprender? Você já tentou corrigir uma pessoa quando, na verdade, ela estava certa?
Pv 18:15 ensina: "A pessoa sábia está sempre ansiosa e pronta para aprender." Isso significa que, para ensinar ou emitir um conceito válido, é necessário, primeiramente, aprender. O sábio é humilde e sabe ouvir antes de falar. Ele analisa e pesquisa sobre um assunto antes de se posicionar. Ele não julga antecipadamente, pois prefere avaliar todos os dados antes de dar seu parecer.

Para você ser uma pessoa sábia, preste atenção ao que seus professores, pais, avós, pastores e pessoas mais experientes ensinam. Eles têm muita coisa para ensinar, não apenas sobre o conhecimento acadêmico, mas a respeito de diversas situações da vida. Depois que você amadurecer, chegará sua vez de falar com propriedade sobre diversos temas, sem correr o risco de opinar de maneira errada. Aprenda com quem tem mais sabedoria, pois um dia chegará a sua oportunidade de ensinar.

Colaboração: Professor Joaquim/JP

Sérgio Vieira

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.