domingo, 19 de julho de 2015

EU POSSO COMER BEM NA TERCEIRA IDADE?

CONHEÇA OS ALIMENTOS MAIS INDICADOS PARA MANTER A SAÚDE NESSA FAIXA ETÁRIA!


A partir dos 65 anos, a necessidade diária de calorias cai muito. Na idade adulta, os homens de 25 a 65 anos necessitam de três mil calorias por dia e as mulheres, de 2.200. Acima dessa faixa etária, as exigências corporais caem para 2.200 calorias para homens e apenas 1.800 para mulheres. Mesmo assim, um estudo na Universidade de Campinas mostra que dois terços dos idosos se alimentam mal e não suprem sequer essa necessidade mais reduzida. A pesquisa descobriu que, acima dos 65 anos, o consumo diário é de apenas 900 calorias.
Muitos idosos moram sozinhos ou com parceiros também da terceira idade. A queda na qualidade da alimentação decorre de dificuldades físicas próprias da idade, menor capacidade de locomoção e da visão, problemas de dentição e digestão mais lenta. O resultado é a carência de vitamina B6 e de minerais, como cálcio, magnésio, zinco e ferro.
Mas tão importante quanto consumir o mínimo de calorias é comer alimentos adequados à idade. As proteínas compõem o grupo mais indicado para os idosos, porque ajudam a manter a massa muscular. Carnes, peixes, aves e crustáceos devem integrar o cardápio diário,  de maneira alternada, pois oferecem nutrientes diferentes. A carne é rica em ferro; o peixe tem ômega 3; o ovo é um dos alimentos mais completos, com vitaminas A, D, E, B2, B6, B9, explicou a Dra. Rosana Perin,  gerente de Nutrição do Hcor e nutricionista do Movimento Comer Bem é Tudo de Bom.
Leite, iogurte, queijos magros e mingaus são obrigatórios. Além de proteinas, eles são importante fonte de cálcio, essencial para preservar e fortalecer os ossos. Entretanto, a absorção do cálcio depende, em grande parte, da presença de Vitamina D. Ela juda o cálcio a se fixar nos ossos. Nesta caso, também os peixes e ovos são indicados, assim como figado e cogumelos. No entanto, a vitamina D da alimentação é insuficiente. Tomar sol é a forma mais simples e eficiente de absorver a vitamina D. "15 minutos diários bastam, diz a Dra Perin." 
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O OVO É UM DOS ALIMENTOS MAIS COMPLETOS. COM VITAMINAS A, D, E, B2, B6, B9





Por: Dra Rosana Perin, gerente de nutrição do Hcor e nutricionista do Movimento Comer Bem é Tudo de Bom. (Revista Divino Fogão - Ano 3 Nº 10)